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Quem está pensando em fazer a contratação de um seguro de automotivo móvel precisa ficar atento aos tópicos que serão avaliados pela seguradora para saber se seus dados e cadastros estarão de acordo para a aquisição da apólice. Mesmo que todo o processo de adesão seja acompanhado pela seguradora e seu corretor, é imprescindível saber antecipadamente o que será avaliado, para conseguir aprovar a cotação o quanto antes e, assim, evitar ficar descoberto pelo seguro.

Esta medida pode ser considerada como uma garantia para quem busca a proteção de um seguro veicular, pois ter o seguro recusado é uma situação mais comum do que se imagina.  Esta situação é normal de se ver, principalmente quando se trata de Seguro Automotivo motivo, que leva em consideração as condições de cadastro do motorista, usuários, locais e do veículo propriamente dito, o que nos indica diversas possibilidades para que uma recusa ocorra.

Esses são alguns dos motivos que podem levar a seguradora a recusar o Seguro Automotivo. A melhor maneira de evitar esses problemas é manter a documentação em dia, a estrutura do carro original e as boas condições do seu veículo, e manter a transparência na relação com a seguradora. Sempre avalie antecipadamente sua documentação e toda informação relevante na avaliação do Seguro. E conte conosco para a melhor solução caso você passe pela situação de ter seu sinistro negado pela seguradora.

Como ocorre a recusa do seguro pela seguradora?

A cotação de Seguro é repleta de detalhes, condições especiais e nomenclaturas específicas e técnicas, tanto sobre os seguros quanto em relação aos automotivos móveis. Desta forma, é preciso fazer uma avaliação atenta de todos os itens solicitados na cotação, para ter certeza de que está contemplando todos os itens que serão necessários para o seu uso, assim como para entender se não há nada que foi adicionado e pode ser dispensado pois não se aplica ao seu caso.

No momento da cotação de um Seguro Automotivo, são informados uma série de dados pessoais, sobre o veículo e sobre a rotina com o carro, dados que são essenciais para que seja escolhida a melhor cobertura possível. Após o retorno dos valores da cotação, o proprietário deve encaminhar toda a documentação para dar entrada no processo de análise da proposta pela seguradora, que terá o período de 15 dias, assegurado por lei, para informar se a proposta do seguro será ou não aceita.

Ao informar se irá ou não aceitar a proposta, a seguradora precisa justificar a recusa de uma apólice também nesse período de 15 dias, sempre em um documento formal e detalhado.

O que fazer em caso de recusa pela seguradora?

A seguradora se reserva ao direito de negar o seguro ao proprietário do veículo, mas não pode fazê-lo informar os motivos de sua decisão. Dependendo da causa da recusa, é possível ao contratante corrigir os dados e informações que ocasionaram a resposta negativa e enviar novamente a proposta na mesma seguradora. Neste caso, o período de 15 dias que a seguradora possui para a análise recomeça a contagem, voltando a ser contado a partir da entrega da documentação solicitada.

Em caso de proposta de seguro negada, há a possibilidade de procurar outra seguradora para o envio da proposta. Como os requisitos que são avaliados numa contratação de Seguro Automotivo variam de seguradora para seguradora, existe a possibilidade de o mesmo seguro ser negado em uma seguradora e aceito em outra, que aceita os riscos que a anterior recusou. Cada empresa analise de uma forma diferente e assume os riscos que quer.

Apesar dessas situações de recusa levarem um tempo a mais do que o normal para possibilitar a assistência do veículo, não é o objetivo das seguradoras deixar os proprietários desassistidos. Para tanto, existe a possibilidade de adquirir um Seguro Automotivo temporário ao proprietário do veículo, que terá validade durante o tempo de análise da proposta. Desta forma, ele possui uma vigência limitada e pode cobrir os sinistros listados na apólice.

Quais os motivos que levam à recusa do Seguro Automotivo pela seguradora?

Não existem normas que regulamentem os requisitos que são avaliados numa contratação de Seguro Automotivo, portanto, eles variam de seguradora para seguradora. Quando a avaliação é feita para um veículo zero quilômetros, por exemplo, é difícil que a recusa ocorra, já que o veículo não terá avarias e possui a documentação em ordem. Entretanto, o veículo não é o único requisito avaliado.

Confira os motivos mais comuns para que o Seguro Automotivo seja recusado pela seguradora:

Carro antigo ou fora de linha: Um dos motivos para a recusa do seguro são os carros antigos ou que simplesmente não são mais fabricados. A seguradora considera que carros antigos possuem mais chances de sinistro, e que, se houver, haverá dificuldade para encontrar peças novas originais em caso de sinistro, tornando a manutenção muito cara e complicada.

Condições do veículo e problemas na vistoria: Veículos que tiveram problemas na vistoria também enfrentam dificuldades em ter o Seguro Automotivo aceito. Carros que já sofreram sinistro, foram recuperados, assim como carros de leilão, são exemplos de veículos que geralmente têm problemas na vistoria. É comum possuírem peças substituídas sem razão aparente, ou peças não originais e de má qualidade, sendo, desta forma, negados na vistoria.

Carro importado ou muito caro ou modificado: Veículos de valor muito elevado, importados ou modificados também figuram na lista de carros que possuem o Seguro Automotivo recusado. Assim como ocorre com veículos antigos ou que já saíram de linha, a dificuldade para encontrar e o valor elevado de peças originais tornam estes veículos pouco interessantes para as seguradoras. Além disso, em casos de roubo ou perda total, a indenização possui um valor muito alto. E estas características são desfavoráveis para a seguradora, ocasionando na recusa do Seguro.

Perfil do condutor: Outro motivo comum que leva à recusa do Seguro Automotivo é o perfil do condutor. Isto ocorre porque as seguradoras levam em conta os riscos relacionados e as estatísticas relacionadas à sinistros. Resumindo: para a seguradora não é interessante proteger indivíduos com grande chance de sinistro.

Os casos mais comuns de recusa relacionados aos condutores são problemas na documentação, como habilitação suspensa ou cassada, alto índice de sinistro e o histórico de inadimplência. Processos administrativos ou judiciais por direção perigosa e/ou dirigir embriagado também são motivos comuns de recusa.

Outro motivo comum para recusa por perfil do condutor é a inexperiência, que é atrelada ao risco de sinistro. Há casos em que as seguradoras negam o Seguro Automotivo quando se trata de condutores homens, entre 18 e 24 anos, por estarem mais sujeitos a sinistros.

Informações incorretas: um motivo que costuma causar a negativa do seguro é a entrega incorreta de dados. Quando isso ocorre, existe a possibilidade de atualizar a documentação e corrigir as informações. No entanto, caso o erro tenha sido proposital, com intenção de ocultar ou mentir alguma informação, ele será recusado sumariamente, pois o risco de fraude é alto.

Problemas na apólice: Na hora de renovar o seguro, ou em caso de troca, a seguradora irá avaliar a experiência com o cliente segurado. Isto significa que, neste momento, será levada em consideração qualquer tipo de problema que tenha ocorrido, desde mudanças não informadas à seguradora até a inadimplência. Qualquer situação que tenha ocorrido e que envolva a utilização do carro deve ser informada à seguradora, como a instalação de um alto-falante, qualquer tipo de modificação no carro, alteração de motorista, mudança de endereço residencial ou qualquer outra alteração precisa ser registrada e endossada na apólice para evitar problemas no futuro.

Caso você tenha seu seguro negado, a DJM Advogados pode te ajudar, pois essa situação, na maioria dos casos, pode ser revertida.

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